Plano Nacional de Leitura

Aqui irás encontrar alguns livros do Plano Nacional de Leitura resumidos. 

"Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco




Se não fosse uma rivalidade entre famílias, Simão e Teresa poderiam ter sido muito felizes. Porém, a vida assim não o quis e decidiu pô-los à prova para ver até onde o amor destes dois jovens ia. Feitos os testes, podemos concluir que a morte foi mais amiga deles do que outro qualquer, pois resolveu uni-los. 
"Amor de Perdição" é um romance de Camilo Castelo Branco estudado no 11º ano. Aqui fica o resumo desta linda história:



"Os Maias" de Eça de Queirós




Carlos Eduardo e Maria Eduarda são dois jovens que se cruzam uma tarde numa rua de Lisboa. Desde esse dia que Carlos não consegue esquecer aquela mulher. A sua "deusa", diz ele. Mas será que é possível eles amarem-se? Será que é possível eles viverem os dois juntos, felizes e construírem uma família?
"Os Maias" é um romance de Eça de Queirós estudado no 11º ano. Aqui fica o resumo desta linda história:



"A Tábua de Flandres" de Arturo Pérez-Reverte




Tudo começou quando Júlia recebeu um quadro para restaurar. Parecia um quadro normal mas a verdade é que escondia um grande mistério escondido atrás da pintura: ”Quem matou o cavaleiro?”. Quando dá por si, está envolvida num jogo, onde para sobreviver, tem de jogar xadrez. Pessoas que ela ama vão morrer e uma, em particular, desapontá-la. No fim de tudo isto, ela e Muñoz vai descobrir que o assassino, a dama negra, é César, um velho amigo de Júlia, que apenas a queria proteger dos perigos que a rodeavam.


 "Charlie e a Fábrica de Chocolate" de Roald Dahl




"Charlie e a Fábrica de Chocolate" 
conta a história de um rapaz, o Charlie. Charlie é um rapazinho pobre que adora chocolate. Todos os dias ele passa pela fábrica de chocolate do Sr. Willy Wonka para ir para casa e esta fábrica vai abrir portas a cinco crianças para que elas a possam conhecer e saber como é feito o chocolate Wonka. 
Os bilhetes para entrar na fábrica foram escondidos em barras de chocolates e Charlie vai conseguir um. Juntamente com o seu avô e as outras cinco crianças ele irá entrar na  fábrica e explorar. No fim do livro, e do livro, o Sr. Willy Wonka vai oferecer a fábrica ao Charlie e à sua família.


"Robinson Crusoé" de Daniel Defoe




O livro "Robinson Crusoé" fala sobre como Robinson foi parar a uma ilha após um naufrágio e como de lá saiu. Na sua primeira viagem de barco, Robinson, naufragou numa ilha. Ele viveu durante muito tempo nela, construindo o que precisa para sobreviver, até que conheceu Sexta-feira. Robinson salvou o seu recente amigo da escravatura e os dois juntos descobriram uma forma de sair daquela ilha e voltar para a terra de Robinson.


"O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry




Em "O Principezinho" um piloto teve uma avaria na sua avioneta e caiu no deserto do Sara. 
Estava ali sozinho e preparava-se para arranjar o que provocara a avaria, quando ouviu um menino a pedir-lhe para desenhar uma ovelha. Esse menino, o Principezinho, contou-lhe todas as suas aventuras. Ele já tinha estado em vários planetas e tinha tido muitas aventuras, mas ele sentia falta da sua flor. Ele vivia para ela, que era apenas uma flor, uma rosa. Mas quando, durante uma das suas aventuras, ele foi parar a um campo cheio de rosas, ele percebeu porque é a sua rosa era diferente. Ela era especial porque era sua. Porque ela o tinha “cativado”. Então, quando o piloto finalmente conseguiu arranjar a sua avioneta, ele e o Principezinho partiram. Ele para casa e o Principezinho ter com a sua flor, aprendendo assim que “o essencial é invisível aos olhos”.


"História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar" de Luis Sepúlveda



Em "
História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar", é deixado a Zorbas um ovo de gaivota. Este, que é um gato, foi obrigado a prometer que iria tomar conta da gaivota. E assim o fez. Com a ajuda dos seus amigos, Zorbas tomou conta da pequena gaivota e ensinou-a a voar.


"Flora&Ulisses" de Kate DiCamillo



"Flora & Ulisses" fala sobre uma menina que adora banda desenhada. Um certo dia, inspirada nas suas histórias, salvou um esquilo que tinha sido aspirado. Depois de salvo, Ulisses, levantou-se, pegou no aspirador e começou a abaná-lo. Ao ver aquilo, Flora pensou que ele tinha ganho super poderes quando foi aspirado. Então decidiu levar o esquilo consigo para casa, para tratar dele, e para os dois juntos salvarem o mundo dos vilões. A mãe de Flora queria que ela se livrasse do animal e decidiu desaparecer com ele, só que o esquilo conseguiu escapar. Quando se apercebeu do que estava a acontecer Flora fui á procura dele. Depois de resolverem tudo, a mãe de Flora acabou por aceitar o esquilo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

"Pai Sarilho" de David Walliams

“Alice no País de Gil Vicente” de Catarina Barreira de Sousa

“As crónicas de Rosewood - A guardiã da princesa” de Connie Glynn